História de famílias.

Considero de grande importância registrarmos tudo da nossa história famíliar.Cada família deveria organizar suas histórias e dados , guardá-los e sempre atualizá-los , e passar para futuras gerações.Quem não gostaria de receber uma caixa de relíquias?Há anos estamos pesquisando a história da nossa família , perguntando aos parentes as histórias , os costumes , guardando objetos pessoais de parentes e coletando os dados nescessários para juntar tudo num livro.Agora com a internet fica mais fácil fazer pesquisas , com isso criei esse blog para ver se acrescentamos mais a nossa história.Se você sabe alguma história de algum membro desta família , entre em contato , poderemos adicioná-lo em nosso projeto de livro.

segunda-feira, 16 de março de 2009

FAMÍLIA MACEDO

Esse sobrenome ou apelido tem origem geográfica de  Portugal . Procedente de Rui  Martins de Macedo , senhor de Sanceris . Significa plantação de maças . O brasão é constituído de um escudo em campo azul , com cinco estrelas de ouro de seis raios . O timbre é um braço vestido de azul , com uma maça de armas de prata , encabada de ouro guarnecida de pontas de azul , em ação de descarregar o golpe . brasão Macedo

No Brasil , mais exatamente em Salvador na Bahia , Francisco Pereira Aguiar ( neto de Domingos Pereira Aguiar ) estabeleceu família casando-se com Sofia Henriqueta Moreira de Macedo ( 1832 , Lamego Portugal – 1917 , Bahia Brasil ) filha de Joaquim Pereira de Macedo .

EDJALMO RODRIGUES DE MACEDO

Em Itararé-SP ,  meu avô Edjalmo Rodrigues de Macedo (1921,Rui Barbosa-BA-2005,Itararé-SP ) casou-se com a minha avó  Maria Lucy Novaes Ribas tendo cinco filhos : Fábio , Rosane , Sergio ( meu pai ), Claudia e Djalma .         IRMÃS DO VÔ EDJALMO E SEUS PAIS    Edjalmo era filho de José Rodrigues de Macedo e Elvira Alves Souza , ambos eram moradores da Bahia .Meu avô deixou sua cidade na Bahia , juntamente com seu tio Cesar Pereira , com cerca de 24 anos , à procura de pedras de diamantes , segundo ele mesmo me contou já em idade avançada . O vô contava também que havia ficado na cidade só por causa da minha vó , montou um comercio de roupas na cidade , a Casa Macedo , com o qual ganhou fama , na época eram feitas roupas sob medida para seus clientes , e o simpático baiano conquistou a cidade . Ainda hoje a Casa Macedo está em plena atividade , sob propriedade de meu pai Sergio Ribas Macedo e de meu irmão Sergio Ribas Macedo Filho . Rosane tem também um comércio de roupas , e Claudia também trabalha com confecção de roupas .

Vô Edjalmo e eu .

Já  um velho amigo dele , numa breve conversa , me contou que ficou amigo do vô logo quando ele chegou na cidade , e que o vô veio com dois primos de lá da Bahia , o Filemon e o Wanderli , falou também que no início o vô trabalhou na loja Jacopeti , depois montou sua própria loja . Meu avô faleceu em Itararé-SP bem no dia do meu aniversário , faltando três dias para ele completar 83 anos .DEOCLIDES RODRIGUES DE MACEDO

O meio-irmão de meu avô , Deoclides Rodrigues de Macedo , que segundo meu avô contou , era 11 anos mais velho que meu avô , então nasceu de cerca de +-1910 ? , também da Bahia , veio morar em Itararé e trouxe a família junto , após sua morte em 1970 aqui em Itararé , sua esposa (‘Edite’) e filho voltaram para Bahia e não tive mais notícias dessa família .

 1ºacho WANDERLI , 4º DIOCLIDES,5º EDJALMO , ÚLTIMO FILEMON

Meu avô tem mais irmãos na Bahia , Wandete , Zaida , Rubens , Odilar , Maria Amélia e Nisan . Sua mãe , Elvira era filha de José Macarium .

  FOTOS DO VÔ NA BAHIA

À TODOS OS PARENTES E AMIGOS DA FAMÍLIA  , FICA O MEU CONVITE PARA COMENTAREM NESSE BLOG , ACRESCENTAREM OU CORRIGIREM AS INFORMAÇÕES QUE COLOQUEI AQUI . AGRADEÇO A ATENÇÃO E AGUARDO ANSIOSAMENTE POR MAIS NOVIDADES AQUI NO BLOG .

52 comentários:

  1. olá, nós somos da família macêdo, de Angicos/RN.
    Estamos fazendo o nosso 3º encontro dos irmãos MACEDO GOMES, esse Gomes de Angicos/RN, então resolvi procurar saber origens, mas não estou conseguindo.
    Se tiver alguma coisa a respeito e puder me passar, meu email é trz_tereza@yahoo.com.br.
    Grata,

    Tereza Cristina

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, meu nome é Antonio José Macedo Filho
    Venho através desta lhe informar que procede nas informações acima e que sou parte da família que ficara na Bahia. sou neto de Lindufo Alves de Macedo e Beatriz Vieira de Macedo. Nascida em 17 de Fevereiro de 1931. entrarei em contato com meu Pai para saber mais e lhe informarei, dequalquer froma é bom saber que não sou únicocom esse sobrenome! foi um prazer imenso te encontrar! abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, me chamo Leane Gomes Macedo, sou da famíla MACEDO de Porto Franco no Maranhão. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa família e gostaria de saber um pouco mais sobre a mesma.leanemaced@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. meus padrinhos sao macedo do rio dejaneiro nao o conheci so sei q fui batizada na igreja santa terezinha meu pai osmar rodrigues tambem nao o conheci se alguem puder contar alguma noticia agradeço

    ResponderExcluir
  5. nasci 1961 rio de janeiro matenidade pro marte batizada na igreja santa terezinha tuneol novo meus padrinhos macedos e meu pai osmar rodrigues e mae sebastiana minha mae veio do rio em 64 se puder mi ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sou da Família Macedo,de Jacareí - SP
    Gostaria de mais ifnormações da origem dessa famíliam aqui em São Paulo
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Fico muito feliz pelos comentários que foram feitos aqui no blog , eu pensava que seria difícil alguém se encorajar à fazer isso. Tudo o que pesquisei e encontrei está aqui no blog , o comentário de vocês todos complementa o que estou procurando , da pra perceber que existem Macedos espalhados por todo país , exclusivamente no norte , é uma árvore imensa , com ramos pra todos os lados , eu gostaria de colocar aqui todos os ramos dessa árvore , e acho que até pode acontecer se procurarmos informação e compartilharmos delas. Uma dica fácil de como encontrar alguns dados , é conversar com parentes mais idosos , ou amigos da família , também idosos , essas pessoas tem muitas boas histórias pra contar , podem até fornecer locais de residência , para futuras pesquisas em cartórios , igrejas , ou cemitério mesmo .
    Como disse , fiquei muito feliz por podermos nos conhecer , assim mesmo , através de um comentário , e contem comigo pro que precisarem na pesquisa , estou ainda em busca de mais informações dessa e de outras famílias que estão interligadas , a árvore completa está montada no site http://www.meusparentes.com.br , lá uso conta gratuíta , e todas as pessoas que são parentes se comunicam através da árvore , compartilhando fotos e acrescentando informações , histórias e outras coisas , lá , se encontrarmos ligação entre as nossas árvores , poderemos uní-la e compartilhar juntos. Ainda tem o fórum do site http://www.meusparentes.com.br/forum/ onde posso perguntar várias coisas e sempre alguém responde , é muito legal , um lugar ótimo pra quem quer pesquisar e aprender sobre pesquisa genealógica .
    Muito obrigada pelos comentários , espero que venham muitos outros que igual a esses complementam o blog.
    Um grande abraço à todos vocês e um 2010 cheio de alegrias e saúde .
    Aline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU PROCURO FAMILIA COM SOBRENOME MACEDO DO ESTADO DA BAHIA

      Excluir
  8. Sou Thiago Macedo Sampaio, neto de Alaide Macedo Sampaio e bisneto de Clara Nunes Macedo Sampaio, ambas de Rui Barbosa-Ba. Meu email é thiagomacedosampaio@hotmail.com eu gostaria de saber mais sobre vocês a outra parte de minha família.

    ResponderExcluir
  9. oi, eu sou macedo sem acento no "e", sou do ceará. Minha familia materna é Macedo Cardoso.
    Vamo juntar todos os macedos aqui?
    beijs

    ResponderExcluir
  10. esqueci de por o email >>> renatamacedo12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. ANA ELUSA DE MACEDO CORRÊA4 de agosto de 2010 às 20:47

    oi, sou da familia Macedo do Rio Grande do Sul, meu avô paterno era de São Sepé, meu pai de Rio Pardo, meu pai seria Macedo de Macedo, mas colocaram o primeiro sobrenome da minha avó, entao ficou Valdomiro Azambuja de Macedo. tenho muito orgulho de fazer parte desta familia. Me interesso muito em saber algo sobre ela. Meu nome é Ana.Meu email é anelusa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. oi,eu sou izinalda macêdo...sou da paraiba e achei interesante essa maneira de encontrar os parentes.tmb sou macêdo e nao conheço mais nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Izinalda, meu avos eram da Paraíba
      Luís Cândido de Macedo e Maria Ferreira de Macedo. Meu email é tchu76@hotmail.com

      Excluir
    2. Minha Família também é dos sítios entre Picuí e Cuité!
      Meu Avô era Manoel Menino de Macedo!

      Excluir
  13. Gente fico tão feliz em receber comentários aqui, quem deixou msn eu ja adicionei, e também já entrei em contato com alguns que comentaram aqui...mas quero deixar claro que além de comentarem estão deixando também um pouco de suas histórias aqui e complementando a grandeza da família Macedo neste país. Um grande abraço à todos e a pesquisa continua sempre...

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite! descobri este Blog por acaso, como Macedo de portugal fico contente por haver tantos Macedos No Brasil!

    pertenço a um grande clã do Norte de Portugal, alguem tem familiares directos cá?

    Maclipe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, sou Eliane, filha de Moises Macedo, que e filho de João Macêdo de Deus, que nasceu em 1920, filho de Maria pocidonio Macêdo, da Bahia, gostaria que se possível me ajudasse a encontrar os parentes do meu pai pois não conhecemos nenhum parente, se tem tio, sobrinhos ele não sabe, meu avô já é falecido e preciso encontrar algum parente; o meu disse que eles eram de mundo novo na bahia.Sou de Minas Gerais.
    Agradeço!

    ResponderExcluir
  16. eu sou Macêdo com de Macêdo. So gostaria de orientar que, muitas vezes os cartórios antigos escreviam de diferentes formas. Só para dar um exemplo, meu irmao nao tem o "de" nem o acento no Macêdo. Mesmo minha mae sendo Maria Moreira de Macêdo. O sobrenome de cada filho foi escrito de forma diferente.

    ResponderExcluir
  17. Ola sou de belem Pará
    sou santana macedo
    o none da minha avó era
    maria celia santana de macedo já
    falecida ,era maranhece
    procuro parentes dela
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas informaçoes para você: Eu sou Gleide Tavares de Macêdo, bisneta de Hidelbrando Coêlho de Macêdo e Roberta Tertuliano de Macêdo ( de Alcântara-MA ao Pará).
      Neta de Sebastião Virgínio de Macêdo e Darcy Moda de Oliveira Macêdo (Manicoré-Amazonas);

      Meus pais: Sebastião Bartolomeu de Macêdo Filho & Raimunda de Castro Tavares (Manicoré-AM & Porto velho- RO
      -
      http://www.gentedeopiniao.com.br/mobile/lerConteudo.php?news=51741

      http://www.escol.as/7603-escola-municipal-sebastiao-virgilio-de-macedo


      este é o link onde meu livro está publicado- Hoje meu nome é Gleide Castro. No livro pode ser observado e retrato o motivo porque deixei de usar o sobrenome Tavares de Macêdo.

      http://www.bubok.es/libros/236781/A-Real-historia-das-Aventuras-e-Desventuras-de-Laura-Lorin

      Leia o livro tmbém, pois a história é real!
      Abraços,

      Gleide Castro ( Tavares de Macêdo)

      e-mail: gleymarc@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá. Sou néto do falecido Antonio Santana de Macêdo, e acho que pela coincidencia podemos sim ser parentes distantes, já que meu avô tambem é maranhence

      Excluir
  18. sou karina da familia macedo em mato grosso,meu avô ja falecido se chamava Eloy macedo filho de josé cândido macêdo e antonia aranha não conhecemos ninguem da familia dele e gostariamos de ter noticia meu email é kamacedo2004_7@hotmail.com.um abraço

    ResponderExcluir
  19. Sou Karina macedo de cuiaba em mato grosso meu falecido avô é de ipirá-Ba se chamava Eloy macedo filho de José candido macedo e antonia aranha sew alguem tiver alguma informaçao eu gostaria.um abraço

    ResponderExcluir
  20. Oieeee
    Eu sou Raquel Marcon Macedo, morro em Porto Alegre no Rio grande do sul e até onde sei minha familia começou em Vacaria no mesmo estado.
    Quero saber mais....Se alguém souber por favor, deixe algo aqui ou raqueliuri-2010@hotmail.com.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  21. Moro em Santa Cruz do Rio Pardo há 17 anos, mas sou itarareense e sinto saudades desta cidade maravilhosa onde passei os melhores e ¨piores¨ momentos de minha vida.Gostaria de saber sobre a morte do poeta Edson Melilo.

    ResponderExcluir
  22. Tiago Macedo da Silva4 de julho de 2012 às 18:18

    Gostei em saber que há família Macedo tem até brasão e também muito filho por ai espalhados por esse brasil a fora, tenho muito orgulho desse nome Macedo. Gostei muito da ideia, sou morador de Araruama-RJ. Sabendo que na Cidade Araruama no Estado Rio de Janeiro no sul fluminense do Estado a Família Macedo é muito bem representa pós é uma família tradicional da Cidade conhecia e respeita pelo seus membros dessa mesma Família temos raizes em Sorocaba-SP, Salte Pirapora-SP, São Paulo-SP, Amazonas, Rio grande do SUl, Mato Grosso do Sul e Paraná. Bom isso é que sei fora aonde não ainda rsrsrsr!! Desejo a todos Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns, bem organizado seu blog,Sou Bartolomeu Monteiro de Araçatuba-SP.No Portal Anussin de Israél no tempo da Santa Inquisição lá esta o nome Macedo originário do Povo de Israél.

    ResponderExcluir
  24. Quanto mais macêdo melhor. Juazeiro do norte ce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROCURO MEUS TIOS COM SOBRENOME SANTOS E MACEDO DE VITORIA DA CONQUISTA , PORÇÕES, JEQUIÉ, ETC.AVOS ODILON MACEDO E VENVINDA MACEDO SANTOS JA FALECIDOS

      Excluir
  25. Olá, Família Macedo! Sabiam que no interior de São Paulo, mais precisamente ao sudoeste do estado na divisa com o Paraná existe uma cidade com mais ou menos 5 mil habitantes com o nome de Coronel Macedo? Se alguém tiver mais informações a respeito da história do nome dessa cidade, compartilhe com a gente!

    ResponderExcluir
  26. Olá sou Aparecida Macêdo, e gostaria de encontrar parentes do meu avô já falecido que se chamava João Evangelista Macêdo que morava em Fortaleza que veio para Porto Velho e nunca mais voltou na sua cidade de origem.
    mariaaparecidamacedoribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. oi sou Viviane cristina gomes macedo de pernambuco com raizes na paraiba é um prazer conhece-los meus primos.

    ResponderExcluir
  28. Anonimo 09 de julho de 2013

    Sou Carmen Tercia Rodrgues Macedo
    Fico feliz em ver que temos Macedos em todo Brasil formando uam grande arvore . Etava olhando todos os meus sobre nomes e tenho ficado encantada com as origems de onde eles vieram , de portugal , Espanha . Eu realmente gostaria saber o primeiro macedo que pisou no Brasil ai esta a raiz e espalhou pelo Brasil lindo e maravilhoso. um abracao a todos que no fin temos um pouco das mesmas celulas , Abracao

    ResponderExcluir
  29. olá sou Thalita Macedo Amorim de Sao Paulo, gostei de saber que tem muitas pessoas com o sobrenome macedo pelo Brasil, sou bisneta de Jose dos anjos Macedo, fiquei sabendo que o bisavô dele chamava- se Abilio Soares de Macedo, ambos do estado da Bahia

    ResponderExcluir
  30. Fiquei muito feliz por encontrar tantos que como eu que também fazem parte dessa abençoada família! Sou Marcos Macêdo estou residindo em Porto Velho - RO, mais a nossa família tem sua origem em Conquista, perto de Uberaba-MG. Um forte abraço todos vocês.
    prmarcosmacedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Oi sou Jose aparecido de macedo ,e minha família é de Pernambuco...sou neto de Jose simão de macedo.

    ResponderExcluir
  32. macedoaparecido@yahoo.com.br.....referente ao comentário familia macedo , Pernambuco

    ResponderExcluir
  33. Oi. so da Paraiba meu nome é Edileusa neta de Libania Macedo e José Joaquim Anjos (mas conhecido como zé anjos) sou filha de Severina Marinho e José Macedo dos santos. procuro por parentes. meu e-mail . edileusamarinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Oi gente meu vô materno se chamava Marciano Pereira Macedo nasceu na Bahia por volta de 1915, não tenho certeza, mas acho que foi na cidade de Bom Jesus da Lapa, pois foi lá que ele conheceu minha vó Vitalina Maria da Cruz, não tenho nenhuma foto, minha vó o deixou pois ele era boêmio, já deve ser falecido faz tempo. Espero ter ajudado, aqui em sp tem Macedo pra caramba, só minha mãe teve 11, fora meus primos, primas e tios. Até mais, Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou neta da vitalina maria da cruz meu email patympretel@hotmail.com

      Excluir
    2. Sou neta de vitalina maria da cruz que foi casada com marciano pereira macedo .meu email é patympretel@hotmail.com entre em contato aguardo..

      Excluir
  35. EDVALDO SILVA MACEDO

    Oi gente eu sou neto de OTAVIANO SALVADOR MACEDO, e filho de AMADEU SALVADOR MACEDO, Ambos de Rui Barbosa- BA ...Eu Gostaria de saber minha origem...Abraços.

    ResponderExcluir
  36. Olá pessoal. Meu nome é Sálvio Adriano de Macêdo França. Sou de Pernambuco e minha família tem origens no interior do Estado e uma parte está no Rio de Janeiro e em São Paulo. Estou pesquisando sobre a árvore genealógica da família. Se alguém puder acrescentar alguma informação, agradeço bastante. As informações que encontrei aqui já mostram a grandiosidade da família Macêdo. Abraços e Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  37. Ola,
    Sou da família MACEDO, do estado de SERGIPE e me chamo JOSE FERNANDO DE MACEDO, filho de ANTONIO BERNARDINO DE MACEDO( meu pai é de 1949), neto de BERNARDINO MACEDO e bisneto de JOSE FIDELES DE MACEDO. As únicas informações que tenho sobre a família MACEDO são informações pesquisadas no Google. Pelo que já vi o sobrenome MACEDO data do ano 1261 em Portugal (fonte: http://marciogmacedo.blogspot.com.br/2009/08/historia-do-nome-de-familia-macedo.html). Mas em outro blog, aponta MINAS GERAIS (http://www.lencoisnoticias.com/fotos-de-familias-de-lencois/5390-origem-da-familia-macedo-.html). Achei o Maximo saber que existe MACEDO por todo lado do BRASIL. Espero que alguém reconheça o nome do meu bisavô, já que é o único que não tenho certeza, ser de SERGIPE.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, obrigada por comentar... pesquisei e encontrei isso no site dos mórmons: https://familysearch.org/pal:/MM9.1.1/XNT5-VTL talvez seja parente, ou até irmão, depende de calcular a data ou até conferir pessoalmente em cartórios ou fichas de cemitérios nessa região do link. Abraços. (não esquece de comentar sobre o link, estou curiosa)

      Excluir
  38. Quero agradecer a todos que comentaram no blog, e dizer que pesquisei os nomes que vocês deixaram aqui, atualmente pesquiso principalmente no site Mórmon: Family Search, o qual obtenho os melhores resultados. Infelizmente não foi possível ter resultados muito bons... exceto o caso do Fernando, que coincidiu muito. Continuo buscando respostas. Logo postarei mais novidades aqui no blog. Grande abraço para todos.

    ResponderExcluir
  39. Pessoal da família macedo em Itararé sabem sobre um acidente de carro onde uma tora de caminhão que caiu sobre o carro levou a mortede um casal, creio q eles eram da família macedo, isso ocorreu em 1985, agradeço se puderem me dar informações.

    ResponderExcluir
  40. Há um perfil no Facebook somente para portadores do sobrenome Macedo ou Macêdo; Serei grato em adicioná-los se assim desejarem. O objetivo do perfil é conhecer os braços familiares originados por este sobrenome neste imenso país e até mesmo fora dele. Obrigado! https://www.facebook.com/profile.php?id=100009815166746

    ResponderExcluir
  41. Meu nome termina em Barbosa Macêdo. Meu pai é A. Cardoso Macêdo. Nasceu no Piauí

    ResponderExcluir
  42. http://blograizesefolhas.blogspot.com.br/2013/02/mathias-ferreira-de-macedo-e.html. Sou administrador do blog Raízes & Folhas e também um Macedo. Abraço a todos os Macedos do Brasil e do mundo.

    ResponderExcluir

Sobrenomes na Árvore da família.


J

Joly (2)

V

whos.amung.us - visitor maps