História de famílias.

Considero de grande importância registrarmos tudo da nossa história famíliar.Cada família deveria organizar suas histórias e dados , guardá-los e sempre atualizá-los , e passar para futuras gerações.Quem não gostaria de receber uma caixa de relíquias?Há anos estamos pesquisando a história da nossa família , perguntando aos parentes as histórias , os costumes , guardando objetos pessoais de parentes e coletando os dados nescessários para juntar tudo num livro.Agora com a internet fica mais fácil fazer pesquisas , com isso criei esse blog para ver se acrescentamos mais a nossa história.Se você sabe alguma história de algum membro desta família , entre em contato , poderemos adicioná-lo em nosso projeto de livro.

segunda-feira, 29 de março de 2010

FAMÍLIA DEPETRIS (2ª Edição*)

Família Depétris



O membro mais antigo desta família, que pude tomar conhecimento foi Augusto Depetris. Segundo as histórias que meu avô conta, o “véio Gusto” veio da Itália, morava num sítio no bairro do Cadeado (Município de Jaguariaíva – PR), lá no bairro foi subdelegado, impunhava sua carabina 44 e um revólver calibre 38, era respeitado e tinha fama de valente na região. Também era um carpinteiro de fama, ergueu várias construções pela região. Sua casa era  considerada a melhor do bairro, por ter telhas de barro , enquanto que o comum na região eram telhados de tabuinhas de madeira . Era grande cultivador de erva-mate. Tive o prazer de ir com minha família numa visita ao bairro do cadeado, onde pude avistar o local de residencia deste bravo homem que foi o Augusto . Ate provei o sabor picante das folhas de pimenteira, que era rotina dele mantê-las na boca como goma de mascar. A casa dele ja não existe, mas ainda existem algumas construções pelo bairro, que apesar de reformadas tem a  mão do “véio Gusto”. 
Augusto era casado com Delfina de França e tiveram 8 filhos, eram os filhos : José Depetris Sobrinho , Catarina Depetris (Lambert), João Depetris, Miguel Depetris, Antonio Depetris. Avelino Depetris, Idália Depetris  (Dias) e  Maria Depetris  (Fagundes).
José Depetris Sobrinho casou-se com Delfina Ursolina Dias e residiam  no bairro do cadeado , eles tiveram 9 filhos, que são : Sebastião Depetris, Nelsa Depetris (Ligório), João Depetris , Margarida Ondina Depetris (Pellegrinetti), Élio Depetris, Antonio Depetris, Edith Depetris (Akim), Tereza Depetris (de Souza) e Evandro Maximiniano Depetris .
Família Depétris
Sebastião Depetris, que é meu avô, casou-se com minha avô Ilda Klimeck e tiveram 4 filhos: Marilda Climeck Depetris (minha mãe), Gilberto Depetris (faleceu com 6 meses), Rosângela Klimek Depetris e Roseli Aparecida Klimeck Depetris (Miranda ).
Sebastião e Ilda
Minha mãe  , Marilda , casou-se com meu pai , Sergio Ribas Macedo e tiveram 3 filhos , Aline Depetris Macedo (eu), Sergio Ribas Macedo Filho e Rafael Depetris Macedo. Eu, uní-me com Alessandro Santana e tenho 5 filhos lindos que irão dar continuidade nessa história que escrevo agora, meu irmão casou-se e tem uma linda menina.
Peço aos interessados nessa história , que entrem em contato comigo , pois será um prazer conhecer e saber mais desta família, este é apenas um resumo, pois essa família é cheia de histórias e mistérios que à rondavam (espero um dia poder contar algumas no blog , hehe).
Se quiser comentar ou complementar essa história, use abaixo o espaço para comentários, eu e outros leitores iremos adorar ler mais sobre essa família.
Me sinto muito grata à Deus pela oportunidade de poder escrever essas coisas e também aos colaboradores e contadores dessas e outras histórias que registro aqui no blog.

* Esta é uma 2ª edição devido à alguns erros de acentuação. Conferi em documentos da minha família que realmente Depetris "é sem acento". Agradeço muito aos comentários que abriram meus olhos...

8 comentários:

  1. Nossa!!!! a história da minha família!
    é incrível saber como o tempo passa.... sou a quarta geração...

    Augusto Depétris>João Depétris>Evandro Depétris>Evandro Gabriel Depetris(eu)

    Onde consegui esssas fotos de família????


    por curiosidade o sobrenome -depétris- é com a cento no (e) ? pois eu meu pai e minha vó está registrado sem assento...

    gabriel_deps@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Depetris é sem acento. Elio Depetris é sem "H"

    ResponderExcluir
  3. SOU NETO DE ANTONIO DEPETRIS, FILHO DE NORBERTO DE PETRIS, ME CHAMO JAKSON E MEU FILHO SE CHAMA GABRIEL E GOSTEI MUITO DE SABER DOS FATOS POSTADOS. TAMBÉM TENHO VONTADE DE CONHECER O LOCAL ONDE MEU PAI NASCEU ...JAGUARIAÍVA ( Bº CADEADO)

    ResponderExcluir
  4. É Junior, realmente Depétris é sem acento e ainda era separado, De Petris... na minha certidão de nascimento está sem também. Mas eu acostumei escrever assim desde pequena, com o acento, não faz muito tempo que notei isso, por causa da pronuncia, acho, acho estranho quando dizem "depêtris", pra mim é tão simples, mas pra alguns eu sempre tenho que soletrar, kkk...
    E o Cadeado é lindo...lugar místico pra mim. Tem muita história que o vô conta...de visagens (assombração),saci,boi-tatá,entre outras engraçadas que aconteceram por lá. Espero em breve conseguir compartilhá-las.
    Um grande abraço
    ...e obrigada por compartilharem também!
    =]
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALINE, BOA NOITE !
      Qdo puder me mande um e mail para: tec. edific.petris@gmail.com, tenho dois arquivos de entrada do pai do Augusto, na colonia Assungui (Cerro Azul / PR), entre 1875 e 1880, registro de terras, que se encontra no Arquivo público do Paraná.
      Att,
      Jakson (neto de Antônio Depetris), a propósito escreve se ' DEPETRIS '
      Abraço

      Excluir
  5. olá,achei o blog por acaso,e sou emerson depetris,filho de joão batista depetris,que era filho de alberto depetris e cecíçia depetris,minha mãe:elza rosa soares depetris,filha de de emília rosa soares e alfredo,fiquei curioso em saber se somos parentes,meu msn é?:emerson.depetris@hotmail.com,e tbm tenho facebook,me retorne por favor,tenho muitos parentes depetris tbm no paraná,abraço

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Sobrenomes na Árvore da família.


J

Joly (2)

V

whos.amung.us - visitor maps