História de famílias.

Considero de grande importância registrarmos tudo da nossa história famíliar.Cada família deveria organizar suas histórias e dados , guardá-los e sempre atualizá-los , e passar para futuras gerações.Quem não gostaria de receber uma caixa de relíquias?Há anos estamos pesquisando a história da nossa família , perguntando aos parentes as histórias , os costumes , guardando objetos pessoais de parentes e coletando os dados nescessários para juntar tudo num livro.Agora com a internet fica mais fácil fazer pesquisas , com isso criei esse blog para ver se acrescentamos mais a nossa história.Se você sabe alguma história de algum membro desta família , entre em contato , poderemos adicioná-lo em nosso projeto de livro.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

FAMÍLIA SANTANA

Esta pesquisa foi feita recentemente , com poucos recursos , e está incompleta .Colocaremos aqui um resumo do que sabemos e aguardamos contato com pessoas que queiram  ajudar-nos a complementar essa história .

Sant'ana , Maria e Jesus .

Santa Ana foi a mãe de Maria e avó de Jesus .Diz-se que esse sobrenome surgiu quando D.Pedro I , no Brasil , apelidou sua primeira e querida professora que se chamava Ana de Santa Ana .O sobrenome Santana (Sant’ana) é de origem religiosa , para homenagear a Nª Sra.de Santana .Também há uma história de que esse sobrenome surgiu à partir de uma promessa feita  por Joaquim de Araújo e Amélia Rocco à santa de Santana . Em agradecimento a família perpetuou em seus descendentes o nome da santa . Um de seus filhos , vereador Joaquim José de Sant’ana (1821-1875) , foi um importante patriarca na região de Minas Gerais (Patos),deixou filhos com sua esposa Amélia Augusta de Sant’ana (Barbosa – 200 anos dos Santana).

Bandeira de Santana

Há também a família do Dr.João José de Sant’ana(1851-MG/1895-RS)filho do cap. João José de Sant’ana e de Luisa Costa , e sua esposa Mariana de Almeida (Leite) Guimaraes(1862-MG/1949-RJ) que deu origem aos Guimaraes Sant’ana , aos Carvalho Sant’ana e aos Sampaio Sant’ana todos do Rio de Janeiro.

Em São Paulo , entre outros , se destaca a família do coronel Joaquim Silvério de Sant’ana (1829-1911,Santos-SP) era fazendeiro e chefe político em São Sebastião ; deixou filhos com sua 1ª esposa ,Mª Francisca de Moura.Também em São Paulo , Manuel Aprígio de Sant’ana  ( 1832-1897 )nascido na ilha de São Sebastião , deixou filhos com sua esposa Ana Moura (1840-Vila Bela,SP/1925-Piracicaba,SP).Deles descendem João Gabriel de Sant’ana (genealogista).No Piauí José Francisco de Sant’ana , em Pernambuco cap. João de Deus de Sant’ana.No Rio de Janeiro, Joaquim Ribeiro de Sant’ana , nascido em Candelária-RJ , casou-se com Inácia Joaquina em 1776.brasãoSantana2

Em Itararé-SP , existem varias famílias de Santana , dentre elas a nossa , da família de Moacir Santana ( Ibaití-PR ? / +ou-1984 , Itararé-SP ) e Maria Aparecida Rodrigues da Sá ( ? , Ribeirão Vermelho do Sul-SP / 1978 , Itararé-SP ) que tiveram 10 filhos : Soeli , Albertino , Roseli , Luis Carlos , Walter , Gilmar , Gilberto , Andréia , Alessandro e Jaqueline . Essa árvore foi montada no site www.meusparentes.com.br com todos os descendentes desse ramo . Moacir era filho de  João Caetano Sant’ana , que foi inspetor de quarteirão , e de Maria da Conceição Toledo ( sep.1981,Itararé-SP ) e irmão de Aparício Sant’ana ( sep.1998 , Itararé-SP ) que foi casado com Camelina Sant’ana que tiveram dois filhos : Aparício Sant’ana Filho e Luís Claudio Sant’ana . Maria da Conceição Toledo faleceu em Itararé-SP com 70 anos de idade , era filha de Artur Monteiro de Toledo e de Angélica Maria da Conceição .Conta-se que João Caetano residia na area rural e trabalhava na cidade durante alguns anos de crises do país , e em tempos difíceis colocou sua esposa ( Mariazinha ) para trabalhar na lida com cavalos o que mais tarde resultou numa lesão da coluna deixando-á paraplégica , mas conta-se que ela fazia tudo mesmo assim e era ótima e famosa costureira de vestidos de noivas em Itararé .Maria Aparecida Rodrigues de Sá era filha de Pedro Rodrigues de Sá ( Açores-Portugal ) e Doracina Mendes ( Espanha ) que vieram por acaso se encontrar no Brasil em Riversul , casaram-se e tiveram seis filhos , quatro homens e duas mulheres . Conta-se que Doracina era brava e mandava nos filhos e no marido , só  usava vestidos longos e cabelos presos com pente e etc , não falava português direito , criou seus filhos sózinha e após o marido ficar doente ela o acolheu e cuidou dele até a morte dele e ele ainda havia lhe prometido que viria buscá-la , no mesmo dia e hora de sua morte (01/05 ás 15:00hs), e um ano depois ela faleceu no mesmo dia . brasãoSantana3

Esse é um resumo da nossa pesquisa , se você é parente ou deseja ajudar-nos com essa pesquisa entre em contato conosco que não tem enrrosco … também aceitamos sugestões para o blog e fotos desta família , críticas também são aceitas . Um abraço e espero que você também comece a pesquisar sua família .

20 comentários:

  1. no tempo da escravidão negra no brasil, os senhores de escravos, tinham que registrar os seus negros e por conta de não aceitarem as origens africanas,colocavam ao seu querer nomes nos negros que eram reconhecidos pelo sobrenome do seu senhor.por exemplo:um negro chegando no brasil e tendo o nome "x",receberia o nome "Y" e o sobrenome do seu senhor."y" de santana;porém posso ter sobrenome santana e ser descendente de africanos e não pertencer a tal família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o meu caso! Sou Santana,mas não pertenço a nenhuma familia Europeia e sim baiana!!!

      Excluir
  2. dilza cristina sant' ana4 de abril de 2010 às 03:31

    Também estou tentando fazer pesquisas, referente ao sobrenome Sant'anna. A família de meu pai é toda de São Sebastião. Até onde cheguei. Nome do meu pai: Levil Sant'Anna( a´vô paterno Ubaldino Sant'anna e tataravô João Ulbadino Sant'anna. É uma pesquisa difícil o nome é muito comum e poucos sabem falar da família. O que sei é que em São Sebastião existe uma fazenda com um busto. Ainda irei lá para pesquisar melhor. Meu e-mail é dilza cristina@hotmail.com. Boa sorte. abraços.

    ResponderExcluir
  3. Denilson e Dilza :
    É um enorme prazer pra mim receber comentários aqui no blog, acho que a complementação de vocês foi ótima, porque realmente é difícil pesquisar o passado sem ter muitos documentos disponíveis.Também é muito importante que façamos o resgate desses acontecimentos quase perdidos, para que além de saciar nossa curiosidade, sirva também para facilitar aos que pesquisarem no futuro.
    Muito obrigada pelo comentário, e um grande abraço pra vocês.
    ( E fiquem à vontade quando quisem comentar de novo , rsrs...)

    ResponderExcluir
  4. OLA.. ME CHAMO ANA PAULA SANTANA, SOU DE SÃO PAULO MAS MEU PAI É NASCIDO NA CIDADE DE ITUAÇU NA BAHIA,ELE VEIO PRA SÃO PAULO QUANDO CRIANÇA E DIZ QUE TEM MUITOS PARENTES POR AI QUE NAO CONHECE,HJ EM DIA MEUS AVÓS SÃO FALECIDOS( OTAVIANO JOSÉ DE SANTANA E MARIA ADELIA DE SANTANA), TENHO MUITA CURIOSIDADE EM SABER NOTICIAS DESTAS PESSOAS QUE MORAM AI NESTA CIDADE, SE AINDA EXISTEM...QUEM SÃO...ETC., POR FAVOR SE VCS PUDEREM ME AJUDAR FICAREI GRATA ... MEU E-MAIL É : SHIMI.NITIN@HOTMAIL.COM , AGUARDO CONTATO , OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  5. so maria vania de santana e amo todos voçes.

    ResponderExcluir
  6. Ah eu também amo toda minha família, principalmente quando compartilhamos as histórias e causos que aconteceram nas nossas vidas e principalmente na de nossos antepassados.Adoro compartilhar e saber estas coisas. Logo postarei alguns "causos" cabulosos de família, rsrs. Um grande abraço Maria Vania...

    ResponderExcluir
  7. Há outros da família Sant´Anna. Cito Taquaritinga-Estado de São Paulo, Joaquim Isaías de Sant´Anna, Luiz Gonzaga de Sant´Anna...

    Geraldo José Sant´Anna

    ResponderExcluir
  8. Feira de Santana e Serra Preta são duas cidades do interior da Bahia que tem muitas familias com sobrenome Santana. Meu avo paterno de nome José Pinto de Santana, a um boato que ele tinha parentesco com um Coronel chamado José pinto, muito conheçido em Feira de Santana Bahia.

    Matheus Santana.

    ResponderExcluir
  9. Oi sou Sant'anna por parte de mãe.. e não sei muito sobre a família, gostaria muito de saber Pesquiso muito, mas infelismente não encontro Meu avô se chamava José Paulino de Sant'anna, minha vó Ana Maria de Sant'anna, Somos de Santos SP .Um grande
    abraço
    a todos!

    ResponderExcluir
  10. Ana Maria de Sant'anna era minha vó bisa,minha avó materna era Ermelinda caetano da Silva Sant'anna

    ResponderExcluir
  11. Meu é Joel Joaquim de Santana o meu Pai Joaquim José de Santana, o meu avô José Joaquim de Santana meu irmão velho Manoel Joaquim de Santana. Qualquer informação enviar para o meu email.

    leojsantana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, me chamo Wilhan Santana Junior, filho de Wilhan Santana, filho de Geraldo José de Santana, filho de Teofredo José de Santana da região de Goiandira e Catalão de Goiás, na divisa de GO e MG, isso é até onde eu sei, e gostaria muito de saber mais. Se puderem me ajudar ou tivermos parentes em comum, agradeceria ter um feedback. Meu email é wilhansjunior@hotmail.com

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  13. Oi. Sou Myrtes Santana. Meu pai Dilson Santana é de Ipiaú-BA, mas seus pais (meus avós) eram de Amargosa-BA.
    Alguém tem informação da família Santana em Amargosa-BA ou Ipiaú-BA??
    Queria saber a origem do meu Santana, se Portuguesa, Espanhola ou Brasileira mesmo...! fico no aguardo de alguma informação. Grata.

    ResponderExcluir
  14. Oi. Sou Myrtes Santana. Meu pai Dilson Santana é de Ipiaú-BA, mas seus pais (meus avós) eram de Amargosa-BA.
    Alguém tem informação da família Santana em Amargosa-BA ou Ipiaú-BA??
    Queria saber a origem do meu Santana, se Portuguesa, Espanhola ou Brasileira mesmo...! fico no aguardo de alguma informação. Grata.

    ResponderExcluir
  15. Oi. Sou Myrtes Santana. Meu pai Dilson Santana é de Ipiaú-BA, mas seus pais (meus avós) eram de Amargosa-BA.
    Alguém tem informação da família Santana em Amargosa-BA ou Ipiaú-BA??
    Queria saber a origem do meu Santana, se Portuguesa, Espanhola ou Brasileira mesmo...! fico no aguardo de alguma informação. Grata.

    ResponderExcluir
  16. Olá ,me chamo wagner vieira sant ana filho de waldir de carvalho sant ana.

    ResponderExcluir
  17. Olá. me chamo wagner vieira sant ana filho de waldir de carvalho sant ana.

    ResponderExcluir
  18. Olá sou Milena Santana de Souza, filha de Amilton de Souza e Lidiane R. Santana de souza. Bom tenho duas grandes familias no nome, e meu bisavô foi fundador de Piçarras( minha atual cidade) Nossa familia é uma das principais fundadoras de Balneário Piçarras. Se isso ajudar fico feliz. ( Gostaria de saber mais sobre nossa familia de vcs puderem é só mandarem um email:miihsantan.souza@gmail.com agradeceria muito

    ResponderExcluir
  19. Olá! Meu nome é Claudiana dos Reis Santana, filha de Antonio Candido de Santana e neta de Joaquim José Santana. Gostaria de conhecer possíveis parentes
    claudianasantana.oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir

Sobrenomes na Árvore da família.


J

Joly (2)

V

whos.amung.us - visitor maps